quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Kahal Zur Israel: a sinagoga mais antiga das Américas


Uma visita à Sinagoga

Por Carla Lyra

Em uma das belas construções localizadas na antiga Rua dos Judeus e atual Rua do Bom Jesus, no coração do Bairro do Recife, lê-se Sinagoga Kahal Zur Israel. Traduzindo do original escrito em hebraico, o nome quer dizer Comunidade Rochedo de Israel, em referência aos arrecifes de corais que cercam a cidade do Recife.

Com uma breve existência, a sinagoga foi extinta em 1654, ano em que os holandeses se renderam e os portugueses conseguiram reaver a posse da capitania. Neste período, estabeleceu-se um prazo para que os judeus saíssem das terras então pertencentes aos católicos. Se eles ficassem, seriam novamente perseguidos pela inquisição, então partiram e se espalharam pela América Central, principalmente nas Ilhas do Caribe, outros voltaram para Amsterdã, e três famílias judias chegaram a Nova York, (chamada antigamente de Nova Amsterdã) formando uma das comunidades judaicas mais expressivas atualmente.

Histórias como essa, e outras igualmente interessantes, podem ser conferidas durante a visitação. Atualmente, lá funciona o Centro Cultural Judaico de Pernambuco. Ao todo, o museu tem cinco exposições, mais o resultado da prospecção arqueológica e reconstituição do templo -que não é igual ao original do século XVII porque não se tem desenhos do interior da sinagoga da época.

O Arquivo Histórico Judaico funciona no último piso do Centro, onde ficam disponíveis um banco de dados, imagens, arquivos com papéis e documentos do período. Quem administra é a Federação Israelita de Pernambuco, sob a presidência de Ivan Kelner.


Serviço
Onde: Sinagoga Kahal Zur Israel. Rua do Bom Jesus, número 197, Bairro do Recife.
Quando: Terça a Sexta: 9h às 17hs / Sábados e domingo: 15h às 19hs
Quanto: A entrada custa R$ 4,00, e R$ 2,00 para estudantes.
Contato: (81) 3224.8351

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Fique a vontade. É por aqui!!!