terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mercado pra turista ver


Conhecendo o Mercado de São José

Por Carla Lyra

Inaugurado em 7 de setembro de 1875, o mercado de São José carrega o nome do bairro onde está localizado. Há mais de 130 nos, o lugar funciona como ponto turístico e atrai pessoas que buscam produtos variados. Com a estrutura toda feita em ferro importado da França, o mercado segue o modelo dos antigos mercados europeus. Foram feitas as devidas adaptações para o clima tropical do Recife, como as aberturas laterais para facilitar a ventilação.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, o Mercado de São José foi o primeiro mercado público do Brasil e um exemplo de arquitetura típica de ferro do século XIX, com gárgulas adornando as extremidades do telhado.

Antigamente o espaço era palco para apresentação de artistas populares, mágicos e acrobatas. O comerciante Antônio Amorim, que trabalha há sessenta anos no mercado, relembra dos engolidores de fogo e facas que faziam a festa dos visitantes. Apesar de não haver mais esses tipos de atrações, o mercado conta ainda com figuras que fazem parte da história do lugar, como é o caso de dona Quitéria Maria da Silva, mais conhecida como a “deusa” do mercado de São José.

No terreno onde foi construído o mercado, funcionava antigamente o Largo da Ribeira do Peixe, um lugar destinado à venda de frutos do mar. Hoje, a oferta de peixes e crustáceos continua, mas na parte interna. Os produtos chegam fresquinhos no mercado: marisco, sururu, carne de siri, agulhinha e camarão são vendidos o ano inteiro e agradam o paladar dos turistas que chegam à procura de produtos diferenciados.

Nos 441 boxes internos e 106 externos, o público que vem ao mercado de São José encontra desde artesanato regional até comidas típicas, ervas medicinais e artigos para cultos afro-brasileiros. Cartão postal do Recife, o mercado é passagem certa para quem vem conhecer a cidade.

Serviço
Onde: Praça Don Vital, s/nº - bairro de São José
Quando: de segunda a sábado, das 6h às 17hs; aos domingos das 6h às 12hs.
Contato: (81) 2424-2322