quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A Inusitada Badida



Surrealismo notável

Cearense e predestinada! Desde muito cedo, a artista plástica Badida tinha um caminho a trilhar: tornar-se uma perita em arte surrealista. Hoje, é uma das mais respeitadas no Brasil. O universo interior de Badida é povoado por fábulas, e estas são transportadas para as obras (pinturas, instalações, objetos, e tantas outras manifestações) que produz. Mas a artista está sempre estudando e pesquisando para aprimorar o tipo de arte que desenvolve.

O Ateliê de Badida ou Marisa Moreira da Costa Campos (nome de batismo) fica em Recife – cidade conhecida como celeiro de muitos outros artistas de renome nacional e internacional. Dona de um estilo próprio bastante marcante, seus apreciadores reconhecem qualquer de suas obras a quilômetros de distância, mesmo sem estar "assinada". Para a artista “talento é algo nato, mas técnica só se adquire com conhecimentos”, ressalta. Formada pela Escola de Belas Artes do Recife, Badida também dá aulas no Ateliê Hobby Mania situado à rua Malaquias, 77, no bairro dos Aflitos, e diz ter conquistado a credibilidade de todo tipo de público.

As obras de Badida não possuem determinados recursos de exibição como a vernissage, o qual consiste num banho de verniz na tela ao final do trabalho - comum nas produções de muitos pintores. Sua criatividade deixa as pessoas perplexas, no melhor sentido da palavra. E no quesito instalação, a artista também dá um show a parte ao impressionar pela ousadia, beleza, técnica e sensibilidade. Só para ilustrar: na casa-ateliê da artista, mais precisamente na sala, há uma coluna de livros que do chão ao teto. “Criei essa exibição para simbolizar a importância da leitura”, que para a artista é a arte maior.

A artista diz adorar pintar quadros, criar objetos inusitados, mas confessa que a grande paixão da vida, é mesmo a literatura: “os livros são a sustentação para a minha vida e considero a literatura a arte de todas as artes", completa. Pois é... quem for a Recife passe pela rua Rosa e Silva e a procure no prédio de número 1455. Com certeza, no mínimo, o dia será inesquecivelmente poético.

3 comentários:

  1. Viviane, só agora, passado tanto tempo, tive a oportunidade de ler seu depoimento generosíssimo sobre a minha arte! São palavras como as suas que me incentivam a pintar e criar quase sem descanso. Obrigada, filha! Um bj muito afetuoso. Badida. (Ah, Visite meu site: www.badida.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Vivi, fico feliz por ter uma leitora de tamanha graça e sensibilidade. Não conhecia Badida, obrigada por me apresentar. O apelido da minha mãe é Badida, identificação de cara. Vamos publicar na Zena? Se quiser, é só falar.

    Beijo saudoso, axé, sorte e paz, Belisa.

    ResponderExcluir
  3. BADIDA CONHECI UM RESTAURANTE PEQUENO NO DERBY CHADO DALI COCINE PENSEI QUE FOSSE TEU, UM DIA VC FALOU QUE GOSTARIA DE COLOCAR UM COM O NOME DO ARTISTA É LINDO, FALEI DE VC E ME LEMBREI DUAS VEZES, UMA PELO RESTAUTENTE (BISTRO) E POR TER COHECIDO SARA, SUA AMIGA, UM ABRAÇO TACIO

    ResponderExcluir

Quer comentar? Fique a vontade. É por aqui!!!