domingo, 18 de novembro de 2007

O Recife de Dentro para Fora


O passeio de Catamarã pelo Rio Capibaribe

Por Camila Nóbrega

Cartão postal do Recife, o Rio Capibaribe não é somente para apreciação. O ponto turístico da cidade torna-se via de história, beleza e conhecimento no passeio de Catamarã oferecido pelo bar e restaurante homônimo, localizado no Forte das Cinco Pontas.

O passeio começa na chegada ao Bar e Restaurante Catamarã, de onde sai o barco e onde compramos o ingresso: R$ 22,00 por pessoa. Caso você vá com um grupo de 10 pessoas ou mais, é dado um desconto de 10%. As crianças de até cinco anos não pagam e para as que têm até 10 anos o valor é cobrado pela metade.

O passeio, que percorre seis pontes e as três ilhas do Recife, dura em média uma hora e quinze minutos. O catamarã sai da Baía do Pina, em direção ao Parque das Esculturas de Brennand, onde 80 obras do artista pernambucano estão expostas. Neste momento os navegantes avistam também a primeira ilha do Recife: a ilha do Recife Antigo, onde está o Marco Zero da cidade. Um pouco depois o passeio começa pra valer, quando passamos por baixo da primeira ponte, a 12 de Setembro, mais conhecida pelos recifenses como Ponte Giratória. Entramos, então propriamente, no Rio Capibaribe.

É o Capibaribe quem nos guia pelo que há de mais característico na cidade. Vamos vendo e aprendendo locais importantes para a história do lugar, como o atual prédio do Fórum Thomaz de Aquino, onde na década de 50 fez sucesso o Grande Hotel, freqüentado por pessoas importantes da sociedade pernambucana; A Igreja Madre de Deus; e o edifício Chanteclair, onde abrigou a primeira boate do Recife.

Passamos então pela segunda ponte, a Maurício de Nassau, e pela terceira, a Manuel Buarque de Macedo. Aí já avistamos outra ilha do Recife, a Ilha de Santo Antonio, onde estão a Praça da República, o Palácio da Justiça, o Palácio do Governador – ou Palácio do Campo das Princesas - e outro cartão postal da cidade, o Teatro de Santa Isabel, construído em 1850. O Rio encontra-se com outro famoso companheiro, o Rio Beberibe, que vem das águas de Olinda, cidade que avistamos ao longe. É quando fazemos a curva em direção a terceira ilha do Recife, a Ilha da Boa Vista, e a outras pontes que caracterizam a cidade como a Veneza Brasileira: Ponte Princesa Isabel, Duarte Coelho e a famosa Ponte da Boa Vista, mais conhecida pelos recifenses como Ponte de Ferro, por ser construída toda em ferro inglês no século XIX.

Neste ponto o catamarã dá meia volta e segue o fim do passeio. Vamos percorrendo novamente os pontos pelos quais passamos e mais histórias nos vão sendo contadas, fatos sendo revelados. Vamos nos despedindo do trajeto com uma bagagem cheia de histórias para contar sobre uma cidade que se fez e se faz sobre as águas do Capibaribe.

Serviço
Onde: Bar e Restaurante Catamarã. Av. Sul, Cais das Cinco Pontas.
Quando: de segunda à segunda, às 16h e 20hs.
Reservas: (81) 3424.2845

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Fique a vontade. É por aqui!!!